Páginas

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dica: Como Funciona a Internet


Quando estamos navegando pela Internet, toda informação que está na tela já percorreu um longo caminho. Há três tipos de conexão à Internet: conexão direta, feita diretamente a um roteador, por uma linha direta de alta velocidade; conexão via rede, que se dá através de um computador central vinculado a uma rede; e conexão via provedor de acesso – como usuários, estamos ligados a um provedor de acesso, através de uma linha telefônica comum. Os provedores de acesso, por sua vez, estão ligados, por uma linha dedicada, a um “back-bone”, canais de alta velocidade, que fazem conexão com a Internet, permitindo transmitir uma grande quantidade de dados.


A Internet é muito ampla. Por isso, foram criados serviços para nos ajudar a encontrar caminhos na rede. Alguns deles mantêm listas de endereços divididas por assunto. Quase todos oferecem um dispositivo de busca, nos quais podemos digitar palavras de referência e descobrir documentos que falam sobre o assunto a ser pesquisado.

Alguns endereços úteis:

YAHOO
Foi a primeira ferramenta de busca a se tornar popular. É dividido em categorias como ARTES, NOTÍCIAS, NEGÓCIOS, EDUCAÇÃO e CIÊNCIA. O usuário pode navegar entre os diretórios até achar as páginas que lhe interessam, ou utilizar um dispositivo de procura. O Yahoo tem um espaço para os endereços mais interessantes (cool sites) e outros para novidades. Também há um dispositivo que leva o cibernauta até um lugar aleatório. Em parceria com agências, o Yahoo exibe uma página com notícias atualizadas 24 horas por dia.

ALTA VISTA
Tem como atração principal um dispositivo de busca extremamente poderoso. É possível procurar por palavras na WEB ou na USENET e escolher se os resultados serão apresentados com poucos ou muitos detalhes. O sistema pode mostrar apenas o link de cada página que contém o assunto ou incluir também descrições da páginas. A opção SURPRISE permite que o cibernauta escolha um tema e seja levado a um local sorteado aleatóriamente. O banco de dados do ALTA VISTA contém 10 bilhões de palavras localizadas em mais de 21 milhões de páginas.

YAIH?
A Rede Nacional de Pesquisa (RNP), entidade que montou a parte acadêmica da Internet do Brasil, mantém um índice de servidores nacionais na WEB. O serviço é dividido em temas como, ARTES, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, SAÚDE, e outras. Cada área é organizada em seções que apresentam links de páginas catalogadas. Uma seção chamada “Quais são as novas?” reúne as novidades.

WEBRA


Também catalogada endereçõs brasileiros na WEB. As páginas são classificadas em seções como Agricultura e Pecuária, Jornais, Revistas e Livros, Meio Ambiente etc. O Webra é muito simples. As listas somente em alguns casos, uma descrição do conteúdo.

LYCOS
Oferece como recurso importante um dispositivo de busca, que apresenta o resultado da procura na forma de uma lista de endereços ordenados de acordo com o número de vezes que a palavra procurada aparece. Mostra, também, notícias do dia e resenhas de sites. O serviço aponta, ainda, os 250 locais mais populares da rede. A pesquisa para a montagem dessa lista é feita por um programa que examina os sites e verifica quantas páginas apontam para cada endereço.

ads

Ditulis Oleh : vitor Marques Hari: 18:16 Kategori:

0 comentários:

Postar um comentário