Páginas

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dica: “DICAS DE ECONOMIA PARA O INÍCIO DE 2010”

Começa tudo de novo, chega o momento de planejar, visto que chegou o IPVA, está recebendo os carnês de IPTU, carnês das categorias profissionais, material escolar e a conta do cartão de crédito do mês anterior. Qual a solução para ter economia?
Antes de comprar o material escolar é necessária uma reunião familiar, verificar o que pode ser aproveitado do ano anterior, como lápis, estojo, cadernos espirais (verifique a possibilidade de reciclá-lo, retire do espiral as folhas utilizadas e deixe apenas as em branco e encape o caderno, mas deixe que a criança faça isto, sendo um consumidor consciente desde pequeno), compasso, esquadro, régua e tantos outros itens. A compra do material deve ser a priori à vista, para obter descontos, de preferência faça compra conjunta com amigos para conseguir melhores preços; negocie com os estudantes, um mesmo material escolar com marcas diferentes podem custar até 500% mais caros, principalmente os licenciados. Evite comprar produtos que parecem brinquedos, além de mais caro, distraem na hora da aula. Exija nota fiscal detalhada para caso de defeito de algum produto. A regra é pesquisar sempre e no caso de compra de várias listas tente comprar alguns produtos no atacado, lembre-se que geralmente entre 20% a 40% do material utilizado no ano anterior é possível de ser reutilizado no ano seguinte.
Os aposentados agora terão direito a conta bancária gratuita, 10 folhas de cheque por mês, dois extratos, duas transferências no próprio banco ou transferir o valor total para outra conta, uma vez por mês, devendo autorizar a transferência automática, além disto, terão direito a um comprovante de rendimentos emitido pelo próprio banco.
Com a queda do dólar e grande volume de chuvas, existe uma forte tendência de diminuição da conta de luz, podendo chegar até 5%.
O endividamento em prestações não deve ultrapassar a 30% do salário líquido para evitar problemas financeiros de curto e longo prazo.
Em 15 de janeiro, será a primeira liberação da malha fina do IR de 2009.
IPTU deve ser pago à vista com desconto para quem têm dinheiro, ou parcelar para quem está com orçamento comprometido, é preferível pagar 3% mais caro no imposto a pagar por volta de 8% nos juros do cheque especial.
A nova adesão do Simples Nacional será até o dia 29 de janeiro, sendo vantajoso para pequenas empresas em alguns casos, consulte um contador e verifique as vantagens financeiras como a unificação de impostos. Hoje já são 1,4 milhões de empresas que optaram pelo sistema.
Sempre que o litro de álcool ultrapassar a 70% do valor da gasolina é mais vantajoso abastecer com gasolina, provavelmente o preço do álcool tenderá em 2010 a permanecer em alta motivado pelo aumento do preço do açúcar no mercado internacional.
Quem não trocou de carro teve uma redução do IPVA, mas o preço dos alimentos, transportes, gás comercial, correios estarão mais caros neste início de ano.
Isenção de IPI para veículos comerciais leves foi prorrogada até 30 de junho de 2010. Caminhonetes, furgões, pick-up e tratores, 4 eixos de caminhões tiveram alíquotas elevadas para 4% metade do que era cobrado antes da isenção. O governo estuda reduzir o IPI de carros funerários e bicicletas, no aguardo de aprovação.
Nova tabela do Imposto de Renda entra em vigor a partir de janeiro, o limite de isenção passou para R$ 1.499,15, válidos de primeiro de janeiro até 31 de dezembro de 2010.
Os bancos passam a ter obrigação de informar qual o investimento mais adequado. As novas regras estão previstas no Código de Regulação da ANBIMA.

ads

Ditulis Oleh : vitor Marques Hari: 18:35 Kategori:

0 comentários:

Postar um comentário