Páginas

Tecnologia do Blogger.

sábado, 7 de novembro de 2009

Curiosidade: Qual foi o primeiro cantor ou grupo de rock brasileiro?

   Antes que existisse no Brasil gente desse tipo, já havia aqui gravações do gênero. A primeira foi uma cover de “Rock Around the Clock”, o hit de Bill Haley and His Comets que espalhou o rockn´roll pelo planeta. A tal cover- intitulada “Ronda das Horas”, mas com a letra original em inglês – foi gravada em outubro de 1955 por Nora Ney, especialista em sambas-canção.

Saiba mais sobre esta história, lendo todo o artigo.

   Dois discos de 1957 disputam o título de primeiro rock totalmente composto no Brasil. Segundo o especialista Marcelo Fróes, em seu livro Jovem Guarda – Em Rítmo de Aventura (2000), a honra cabe a “Rock and Roll em Capacabana”, de Miguel Gustavo, autor da marchinha “Pra Frente, Brasil”, que embalou a seleção de futebol na Copa de 1970. “Rock and Roll em Copacabana” foi gravada por ninguém menos que Cauby Peixoto e lançada em maio de 57. Porém, no mesmo mês, a veterana pianista Carolina Cardoso de Menezes soltou seu “Brasil Rock”. Até onde se sabe, a gravação de Cauby foi janeiro e a de Carolina em março, mas é impossível precisar qual das canções foi composta primeiro.
O fato é que nenhuma dessas pessoas se especializou em rock, apenas tiveram incursões esporádicas pelo ritmo. Assim, os títulos de primeiro cantor e de primeiro grupo de rock do país cabem a Betinho e Seu Conjunto, que gravaram, em abril de 1957, “Enrolando o Rock”, composto pelo líder da banda em parceria com Heitor Carillo. Albero Borger de Barros, o Betinho, era filho de Josué de Barros, o descobridor de Carmen Miranda – e pode ser visto, com seu Seu Conjunto, interpretando “Enrolando o Rock” no filme Abcolutamente Certo (1957), de Andelmo Duarte, um clássico da chanchada.

Por: José Augusto Lemos.

ads

Ditulis Oleh : vitor Marques Hari: 08:28 Kategori:

0 comentários:

Postar um comentário