Páginas

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Curiosidade: Cientistas decifram o segredo do sorriso de Mona Lisa


Caiu um dos maiores mistérios da história da arte. Desde o século XVI, quando Leonardo Da Vinci realizou a pintura, o rosto de Mona Lisa intriga os pesquisadores. Enquanto alguns juram enxergar um ar de seriedade, outros veem um tímido sorriso. Dois neurologistas espanhóis chegaram à solução do conflito: os dois lados estão certos. Nossos olhos captam os dois sinais – o sorriso e a seriedade – e os embaralha na hora de mandá-los para nosso cérebro.

Antes da descoberta dos neurologistas, a ciência já havia se debruçado sobre o mistério. Em 2005, cientistas da Universidade de Amsterdã haviam desenvolvido um algoritmo de computador que cravou: Mona Lisa é uma mulher 83% feliz, 9% enjoada, 6% atemorizada e 2% incomodada.

Mas desta vez os pesquisadores foram atrás da percepção humana sobre o sorriso, e não a de um computador. Segundo Luiz Martinez Otero e Diego Alonso Pablos, do Instituto de Neurociência de Alicante, na Espanha, as muitas células de nossa retina capturam diferentes categorias de informações, como tamanho, claridade, brilho e localização em nosso campo de visão. Algumas vezes, um dos sinais captados ganha mais força que o outro e vemos o sorriso ou não.



Eles chegaram à conclusão ao comparar como a luz afeta nosso julgamento sobre o humor de Mona Lisa. Para alguns voluntários, eles mostraram um cartão negro durante 30 segundo e pediram para analisar o sorriso em seguida. Para outro grupo eles mostraram uma tela branca antes da análise. Os voluntários que tiveram as células da retina sensibilizadas pelo branco do cartão viram mais o sorriso do que o grupo que tinha os olhos acostumados com o negro.

Os cientistas também mostraram como o tempo do olhar altera a percepção do sorriso. Com mais de um minuto para olhar a pintura, os olhos dos voluntários acabavam se focando no lado esquerdo da boca e vendo o sorriso.

A conclusão é de que o segredo do sorriso de Mona Lisa está mais na nossa cabeça do que na pintura de da Vinci. Mas um mistério ainda resta: será que essa dubiedade toda foi intencional?

Fonte: http://colunas.galileu.globo.com/blogdagalileu/2009/10/22/cientistas-decifram-o-segredo-do-sorriso-de-mona-lisa/

ads

Ditulis Oleh : vitor Marques Hari: 19:42 Kategori:

0 comentários:

Postar um comentário