Páginas

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Curiosidade: Notas musicais

  • Antônio Vianna Gomes adotou o nome artístico de Tony Tornado porque "dançava feito um furacão". O cantor já vendeu doces na Central do Brasil e engraxou sapatos. Num festival em Guarapari (ES), deu um pulo do palco para a platéia e caiu sobre uma fã, que ficou gravemente ferida.
  • Em 1976, a bancária paulistana Zuleide Santos da Silva trocou as sílabas de seu nome e se tornou Lady Zu. Com apenas 17 anos, ela estourou no Brasil inteiro com o funk Hora de União. Logo veio A Noite Vai Chegar, que vendeu 1 milhão de cópias.
  • O termo "discoteca" foi inventado pelo cineasta Roger Vadim no final da década de 1940. Vadim começou a chamar de "discothèque" as pequenas boates parisienses que não tinham dinheiro para tocar música ao vivo. O apelido pegou e, 30 anos depois, "discoteca" virou também um tipo de dança, responsável por embalar os sábados de John Travolta no filme "Embalos de Sábado à Noite" (1977).
  • Waldick Soriano começou a se vestir de preto, com chapéu e óculos escuros, para homenagear seu ídolo do cinema, Durango Kid.
  • Em 1930, o caricaturista J. Carlos escreveu a letra do samba Este Mulato Vai Ser Meu. Começava assim: "Na Grota Funda/na virada da montanha/só se conta uma façanha/do mulato da Raimunda". Lamartine Babo não gostou e pediu ao autor da música, Ari Barroso, autorização para mudar a letra. Ficou assim: "No Rancho Fundo/bem pra lá do fim do mundo/onde a dor e a saudade/contam coisas da cidade". A canção foi rebatizada de No Rancho Fundo e causou o rompimento da amizade entre J. Carlos e Ari Barroso.
  • A batuta do maestro Isaac Karabitschevsky é francesa, de metal trabalhado. Pesa 150 gramas. Pertenceu a Carlos Gomes. Ele a possui desde o final da década de 1960 e tem mais de 5 mil horas de concertos.
  • A música "Disparada", apresentada em 1966, inovou ao utilizar uma queixada de burro como instrumento de percussão.
  • O "cha-cha-cha" nasceu na cidade americana de Pittsburgh, na Pensilvânia. Enorme sucesso na década de 1950, a dança foi inventada pelo coreógrafo Fred Kelly, junto com o percussionista cubano Tito Piente - que criou o ritmo. Fred Kelly era o irmão mais velho de Gene Kelly - ator e dançarino consagrado pelo filme "Dançando na Chuva".
  • O sambista Bezerra da Silva fugiu de casa aos 15 anos. Como não tinha dinheiro para fazer a viagem de Pernambuco ao Rio de Janeiro, ele se escondeu em um navio. O compositor morreu aos 77 anos, em 17 de Janeiro de 2005. Ele foi vítima de uma infecção pulmonar que o deixou internado por 2 meses e meio.

ads

Ditulis Oleh : vitor Marques Hari: 09:53 Kategori:

0 comentários:

Postar um comentário